segunda-feira, 9 de julho de 2012

Azevias de grão.

Adoro!! Se há bolo que eu gosto é este... Se pudesse comia muuuitas vezes :D
Recheio retirado daqui e massa da querida Cinda Flora (com alterações minhas pois claro).





       Ingredientes da massa:

  • 500gr de farinha;
  • 120g de margarina;
  • 150gr de água morna;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 ovo;
    Preparação da massa:

    1. Juntar no copo a margarina e o sal e programar 2m, 90º, vel1. Juntar a água e a farinha e programar 30s, vel6 e depois novamente 2m, vel espiga. Deitar o ovo pelo bucal, no início. Retirar e deixar repousar 2h. Entretanto, preparar o recheio.

    Ingredientes do recheio:
    • 1 lata pequena de grão;
    • 400g. de açúcar;
    • 70g de amêndoa picada;
    • 6 Gemas;
    • Raspa de 2 limões;
    • 1 colher de sobremesa de canela;
    • 120g de água;
    • Sal q.b.

    Preparação do recheio:

    1. Triturar o grão na vel 3½ durante uns segundos e reservar (eu não tiro a pele);
    2. Juntar no copo, a água e o açúcar e programar 10m, varoma, Vel. 1½;
    3. Colocar a borboleta e juntar as amêndoas e o grão, programando 20s na vel 3½;
    4. Numa tigela colocar as gemas, batendo-as levemente com um garfo. Juntar ao preparado assim como a canela e a casca do limão e programar 5m, 100°, vel 1½.  

    Depois é só montar as azevias. Eu tenho uma "ferramenta" própria, mas facilmente se faz.
    Fritar em óleo bem quente, ter cuidado que fritam depressa.
    Polvilhar no fim com açúcar e canela.
Já fiz a versão sem amêndoa e sem as raspas e fica igualmente bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário